-
Arquitetos: Vector Architects
- Área: 560 m²
- Ano: 2024
-
Fotografias:Guowei Liu, Fangfang Tian
Descrição enviada pela equipe de projeto. Este complexo está situado em um vale fluvial profundo nas florestas da Montanha Wuling, um ramo das cênicas Montanhas Yanshan, na parte norte de Pequim. O terreno, adjacente a um penhasco rochoso íngreme, se abre para uma vista expansiva das planícies aluviais e da cadeia de montanhas. Ele é densamente povoado por árvores de álamo e o chão é coberto por juncos e gramíneas, com um riacho serpenteando lentamente de norte a sul. A construção de uma nova comunidade residencial está em andamento nas proximidades, onde as pessoas se aproximarão da edificação cruzando uma ponte em arco feita de aço sobre o riacho, passeando pela floresta, até chegarem à entrada do complexo.
Visualizamos o volume como uma espécie de aparato para a fonte termal, tocando levemente a encosta natural. Para minimizar o seu impacto na paisagem original, elevamos a edificação principal do solo. Seu volume é sustentado por 10 pilares cravados na terra.
Os espaços funcionais da fonte termal estão sobrepostos verticalmente na torre do lado oeste, e o programa de transporte e serviço está localizado no núcleo leste, conectado por uma ponte semelhante a um corredor em cada andar. Os programas estão sobrepostos verticalmente para reduzir a área ocupada pelo volume e, ao mesmo tempo, criar uma série de experiências espaciais únicas em diferentes níveis. À medida que os visitantes sobem, novas relações entre as árvores ao redor, o penhasco e a paisagem montanhosa distante são ressaltadas.
Alocamos as funções principais em três níveis. Uma caixa de madeira integrada ancora o espaço central do primeiro andar para acomodar a recepção, depósito, vestiário e chuveiros antes de entrar no banho. O segundo andar é um lounge de relaxamento transparente, cercado por vidro do piso ao teto em todos os lados, localizado entre a parte mais exuberante das copas das árvores de álamo. Quando o clima é favorável, as janelas superiores podem ser abertas, introduzindo o ar fresco natural, emoldurando a paisagem natural ao longo das estações.
As piscinas do terceiro andar, com diferentes temperaturas e tratamentos de água, estão distribuídas sob oito poços de luz. Quando a luz solar passa pelos poços de 8 metros de altura, ela se torna suave e tranquila, difusa pelo concreto texturizado. Através de janelas estreitas acima da superfície da água na fachada oeste, as pessoas podem escolher imergir na piscina ou ter um vislumbre dos penhascos do vale próximo, com a copa das árvores envolvendo o volume.